1) Quem pode se beneficiar da orientação psicológica online?
Esse serviço pode ser utilizado por pessoas adultas que buscam cuidar de sua saúde mental, de sua autoestima e seu autoconhecimento. Alguns exemplos de situações que podem ser acompanhados pela orientação online: questões em relacionamentos amorosos e interpessoais; questões relacionadas à gravidez; problemas de ansiedade e insegurança; dificuldade na tomada de decisões; adaptação de novos hábitos; problemas de organização pessoal; mudança de cidade/país; brasileiros em adaptação em país estrangeiro; orientação vocacional/profissional.
2) Qual a duração das sessões?
A Resolução n.011/2012 autoriza até 20 sessões, podendo essas serem realizadas seguidas ou não, a analisar-se caso a caso. O paciente poderá interromper o serviço a qualquer tempo que deseje, não estando obrigado a contratar as vinte sessões autorizadas pela Resolução. Cada sessão terá a duração de 50 a 60 minutos.Caso seja identificado que o paciente necessite de continuidade acerca das questões tratadas, será indicado para atendimento profissional presencial.
3) O que é necessário para a realização das sessões?
É necessário que o(a) interessado(a) possua computador/tablet/telefone com microfone, câmera e saídas de áudio. Este dispositivo deverá se conectar à internet, de preferência de banda larga (velocidade rápida) e possuir com o software Skype instalado.
4) Como funcionam as sessões?
Serão realizadas com horários pré-agendados, segundo a disponibilidade da agenda da psicóloga e paciente. Se houver indisponibilidade de comparecimento ao atendimento, a psicóloga deverá ser avisada com 24 horas de antecedência para remarcação da sessão. Caso não seja informada neste prazo, o não comparecimento gerará cobrança da sessão, salvo casos a serem analisados pela profissional.
As sessões são mediadas por áudio e vídeo através do software Skype. Em nenhuma hipótese serão gravadas pela profissional, que respeita o sigilo e ética dos serviços psicológicos, respaldada pelos artigos n. 9 e 10 do Código de Ética Profissional do Psicólogo. Portanto, também é vedado ao paciente que grave/registre as sessões, sob pena de responder legalmente a profissional contratada.
É recomendado que o(a) paciente tenha sistemas de proteção dos seus dados, como senha pessoal no software Skype. Apesar do sigilo resguardado pelo Código de Ética, sabemos que a internet apresenta vulnerabilidade quanto ao acesso de dados pessoais. Aconselhamos o paciente a evitar o uso de computadores públicos (cyber-cafés, lan houses, computadores do trabalho, escola ou faculdade); a desativar e/ou apagar os históricos de conversas e utilizar programas de antivírus com regularidade.
O(a) paciente deverá verificar a velocidade de sua internet, sua webcam e microfone antes do horário do atendimento, para se certificar de que tudo esteja funcionando adequadamente.